Blog

Arquitetura e decoração 12/02/2020

Arquitetura Neoclássica – Influências e Características

O estilo neoclássico de arquitetura surgiu a partir de um movimento europeu de mesmo nome que ocorreu no final do século XVIII, se sobrepondo ao estilo barroco e rococó, e era reconhecido pela classe dominante da época como representação de poder e influência.

Uma característica muito marcante desse estilo arquitetônico é o resgate da cultura greco-romana, com estética à moda de templos e acrópoles da antiguidade, e até mesmo influências Renascentistas e Maneiristas.

Partenon – Grécia

A valorização de elementos da arquitetura Clássica é evidente, entre esses, se destacam arcos e colunas, cúpulas e fachadas retas. Devido a simplicidade na composição com eliminação de ornamentos, trazendo mais funcionalidade às construções, esse período ficou conhecido como “Arquitetura da Razão”.

No Brasil, esse estilo de construção chegou com a vinda da família real em 1808, e estava presente em locais da corte ou de importância política, sendo facilmente reconhecido pelas formas equilibradas e sóbrias das edificações.

Palácio dos Leões, referência Neoclássica no Maranhão

Nos dias de hoje, a influência neoclássica para os edifícios atuais pode ser chamada de “Arquitetura Clássica Nova”, estando presente nas fachadas de edifícios residenciais e comerciais, e também em casas e decorações que buscam sintetizar o uso de adornos e afins, mas sem perder a sofisticação.

O uso de materiais nobres, como pedras, madeiras, granito ou mármore, é uma característica marcante, as formas geométricas utilizadas, se baseiam em simetria e regularidade, enquanto as cores sóbrias podem ser utilizadas em contraste com elementos pontuais de tonalidade mais escura.

Nas estruturas pensadas nesse estilo, é comum encontrar pórticos com colunas, frontões triangulares marcando o topo da fachada, arcos, abóbadas de berço ou de arestas, além de cúpulas e relevos trabalhados em estuque.

Baseado na influência da arquitetura neoclássica, o arquiteto Mauro Grande desenvolveu os projetos de alguns de nossos edifícios, que tem como características marcantes a sobriedade e a funcionalidade na disposição das plantas.

O Terrasse Provence no Vila Izabel, possui metragens de até 98m² privativos e está com as últimas unidades disponíveis para venda, incluindo uma unidade decorada.

No Juvevê, o Terrasse Montrésor, já pronto para morar, possui plantas com metragens de 125m² privativos, além de duas coberturas duplex com 3 suítes. O Terrasse Rivière, em construção, e com entrega prevista para o 2º semestre de 2020, têm disponíveis 3 tipos de plantas com até 125m² de área privativa.

Gostaria de receber mais informações sobre nossos empreendimentos? Entre em contato com nossa equipe de vendas no chat online ou telefones na aba “contatos”.

Fontes: casaecia.arq.br

arquibrasil.wordpress.com

vivadecora.com.br

laart.art.br

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 12h e 13h30 às 18h.
Sábados, domingos e feriados: atendimento nos plantões das 10h às 18h.