Blog

Dicas 15/06/2020

Como escolher a posição do Sol na compra do seu imóvel

Muitos fatores são avaliados na hora da compra de um imóvel, os primeiros a serem levados em conta sem dúvidas são preço, localização e tipo de imóvel, mas um dos pontos de grande importância a ser analisado em seguida é a insolação da planta.

Além de interferir no valor final do imóvel, a posição solar determina a luminosidade do apartamento e a sensação térmica dos cômodos, bem como o nível de umidade interno, importante para armários e guarda roupas. 

É comum encontrarmos “face Norte” como um dos diferenciais listados em chamadas de imóveis, isso se deve a posição geográfica do hemisfério sul, que faz com que o caminho do Sol do Leste para o Oeste tenha uma linha mais inclinada para o Norte. Os imóveis nessa posição solar têm maior incidência de luz e recebem Sol durante todo o dia, fatores muitos valorizados principalmente no Sul do Brasil, em razão do clima.

Já a posição solar Leste faz com que o imóvel receba bastante luz na parte da manhã, uma vez que o Sol nasce nesse ponto, porém, a incidência dos raios solares é mais fraca nesse período do dia, implicando em luminosidade com uma sensação térmica mais amena.

Nos imóveis face Oeste, a insolação dos cômodos acontece durante a tarde, e como esse período em que o Sol fica no Oeste (poente) é mais extenso que o da manhã, a incidência dos raios é mais intensa, fazendo com que os cômodos fiquem mais aquecidos para o período da noite. Os móveis e objetos dispostos nos cômodos voltados para o Oeste precisam de certa atenção, pois temperaturas mais elevadas podem interferir na durabilidade de alguns materiais.

E finalmente chegamos à face Sul, sendo essa a face menos procurada devido à baixa incidência de luz direta. No verão, cômodos voltados para essa face poderão receber a luz do Sol nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, já no inverno a incidência da luminosidade será mais baixa (mas não será nula). Estratégias como ar-condicionado ou aquecedores podem ser úteis para maior conforto térmico, desumidificadores também podem ajudar a evitar a proliferação de fungos em ambientes mais fechados.

Para conhecer corretamente a posição solar na qual seu imóvel se encontra é importante estar atento ao fato de que nem todos os cômodos da planta estarão voltados para uma única face, os dormitórios e salas são considerados locais de maior uso, portanto, é importante verificar os pontos já citados para que não hajam surpresas na hora que você estiver morando em seu apartamento novo.

A incidência direta do Sol durante muitas horas, dependendo da temperatura do dia ou período do ano, também pode influenciar de forma inesperada no conforto térmico dos ambientes, algumas vezes fazendo com que seja necessário o uso de aparelhos de ar-condicionado para manter uma temperatura mais amena.

Ao falar em insolação, após conhecer as faces do imóvel que se pretende adquirir, é preciso verificar no local a presença de edifícios, árvores, pontes e afins, fatores que irão influenciar diretamente na formação de sombras e bloqueios da luminosidade. Se houver dúvidas sobre qual será de fato a influencia dos fatores naturais e urbanos dispostos no imóvel ou fora dele, se informe com um profissional que conheça o local, sendo esse um vendedor ou integrante da equipe técnica.

Fontes:

imoveis.estadao.com.br

melhoresapartamentos.com.br

gazetadopovo.com.br

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 12h e 13h30 às 18h. Agende sua visita aos plantões pelos canais: WhatsApp, Chat Online, E-mail ou Telefones.