Blog

Arquitetura e decoração 10/06/2020

Como planejar a sua sala de jantar

Em tempos passados, a sala de jantar era o local da casa onde as famílias mais abastadas exibiam itens caros como louças, toalhas trabalhadas, castiçais e jogos de talheres feitos de metais nobres, fazendo com que seu status fosse demonstrado em reuniões e jantares.

Nos dias de hoje, esse ambiente geralmente se mistura à sala de estar ou sala de tv, mas continua sendo um ambiente social e é o local da casa que reúne encontros com a família e amigos a ótimas refeições, portanto, planejar os móveis e decoração desse ambiente pode ser um ponto extra para criar momentos especiais, lembrando que o projeto do layout e os matérias escolhidos devem seguir uma linguagem singular para proporcionar conforto e harmonia visual.

Sem dúvidas o maior destaque do local é a mesa, antes de qualquer coisa é preciso verificar quanto espaço você tem disponível e quanto dele será destinado para o móvel, pois seu tamanho e posição irão definir a área de circulação do local. O tamanho ideal para passagem deve ter no mínimo entre 60 e 90 centímetros para que as pessoas possam circular sem dificuldade, assim, caso você tenha uma sala de jantar menor pode apostar em uma mesa pequena ou se precisa de mais lugares, uma mesa em formato retangular ou oval bem posicionada podem ser a solução, mesas quadradas ou redondas normalmente são usadas em ambiente mais amplos.

As cadeiras também são outro ponto fundamental. Assim como a mesa, a escolha desses itens depende do espaço, locais maiores com mesas grandes permitem cadeiras largas estilo poltronas, com braços e encostos altos. Se o espaço for reduzido o estilo das cadeiras deve ser mais leve e simples, para aproveitar espaço e trazer leveza para o design.

Também é possível apostar em pufes ou bancos para trazer um ar “menos formal”, que ainda possibilitam acomodar os acentos abaixo da mesa quando não estiverem sendo usados, assim o espaço ficará livre para passagem. Bancos e sofás fixos em cantos e paredes podem criar um canto alemão (onde a mesa fica em um canto que possui um banco fixado na parede).

Outro móvel comum nesse cômodo é um aparador, que pode ser utilizado para dispor itens de decoração e outros objetos. Balcões estilo buffet (com portas e gavetas) podem ser muito úteis para guardar louças ou itens para montar a mesa. Além de guardar e aparar objetos, esses móveis também podem servir para acomodar os pratos no almoço ou jantar.

Na decoração, um item que pode entrar é o tapete, que além de um complemento no design, protege o piso do movimento das cadeiras. Caso opte por utilizar esse tipo de peça, leve em conta que o material precisa ser resistente e fácil de limpar, além de ficar posicionado de uma forma de evite acidentes, como tropeços ou engates na hora de utilizar as cadeiras.

Como ponto extra, as luminárias e lustres pendentes sobre a mesa são uma excelente opção para compor a identidade do ambiente, o estilo deve servir de complemento para o restante da decoração. Espelhos posicionados em paredes ou móveis em ambientes pequenos podem trazer uma sensação de maior amplitude ao local.

Gostou dessas dicas? Visite a página de “arquitetura e decoração” em nosso blog para encontrar outras dicas de estilos e tendências.

Fonte: revista.zapimoveis.com.br

decorfacil.com

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 12h e 13h30 às 18h. Agende sua visita aos plantões pelos canais: WhatsApp, Chat Online, E-mail ou Telefones.