Blog

Arquitetura e decoração 10/09/2020

Dicas de decoração – Decoração Afetiva

Durante todas as experiências de nossas vidas criamos memórias afetivas a partir dos momentos vivenciados através de conversas, objetos, sons, gostos ou lugares, especiais o bastante para compor parte de nossas histórias.

Mesmo que as lembranças muitas vezes não sejam algo concreto, o conceito de decoração afetiva parte da ideia de trazer essas experiências para o ambiente físico, relembrando situações através dos objetos, móveis, cores, paredes e adornos.

Confira abaixo 4 passos para tornar o seu lar ainda mais aconchegante:

1 – Defina a personalidade do seu espaço

Primeiramente é importante pensar na sua identidade e nas coisas que te fazem sentir confortável. O segredo está em escolher peças chave que remetam a uma sensação de aconchego para compor o projeto, como por exemplo uma mesinha de centro para a sala ou uma colcha diferenciada para a cama, dispor os utensílios da cozinha de forma que te lembre a casa de infância ou decorar uma parede da sala como aquele local acolhedor que você visitou em uma viagem.

2 –  Objetos de família podem tornar o espaço ainda mais especial

Dispor de uma coleção ou objetos adquiridos em momentos especiais também podem ser elementos de destaque na decoração, desde que tudo seja acomodado de forma organizada e sem acúmulos. Móveis que pertenceram a antigas gerações da família são excelentes peças para compor esse estilo de decoração.

3 – Coloque mais de você na sua casa

Sentir-se parte do lar é a proposta principal da decoração afetiva, portanto, é muito importante que o profissional (arquiteto, decorador, etc) esteja aberto a receber ideias e entender quais pontos são mais importantes para você nesse projeto.

4 – Aposte nos detalhes

É claro que esse estilo pode ser combinado com infinitos outros, então não se apegue somente a determinados objetos e móveis, mas procure trabalhar através de outros elementos como cores e papéis de parede, materiais como vime e madeira, e até mesmo texturas.

A arte sem dúvidas deve estar presente, utilize quadros com formas ou figuras de coisas que você gosta, estátuas e adornos também podem compor a decoração e não esqueça que as fotos sempre podem ter um local especial.

Gostou desse estilo de decoração? Acompanhe nosso blog e confira mais dicas.

Fontes:

https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/05/6-ideias-de-decoracao-afetiva.html

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/04/23/nathalia-ensina-a-montar-uma-decoracao-afetiva-e-funcional-no-seu-ape.htm

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 12h e 13h30 às 18h. Agende sua visita aos plantões pelos canais: WhatsApp, Chat Online, E-mail ou Telefones.