Blog

Arquitetura e decoração 01/08/2019

Dicas de decoração – Estilo Escandinavo

Baseado na proposta de leveza, tranquilidade e organização, o estilo escandinavo pode ser a resposta para quem procura por um estilo minimalista, juntando elementos clássicos e modernos para decorar os ambientes da casa.

O design dos ambientes decorados nesse estilo consiste em ser simples, básico e aconchegante. Uma das primeiras referências a esse estilo são as pinturas de Carl Larsson, um artista Sueco que retratava a vida familiar com sua esposa Karin, na cidade de Sundborn. Ao decorar sua casa, Karin usava um estilo próprio e moderno que foi imortalizado nas pinturas de Carl, tornando essas pinturas registros do que mais tarde seria chamado “estilo escandinavo”.

Com a predominância de cores neutras, em sua maioria bege, branco e cinza, o projeto que tenha como base esse estilo contribui para que os cômodos ganhem uma sensação de amplitude. O mobiliário segue linhas retas e elegantes, mesclados com tons vibrantes nos objetos e detalhes em madeira, trazendo para o ambiente um ar confortável.

Os invernos longos e escuros da região nórdica, local onde nasceu o estilo escandinavo, além de trazerem a necessidade do uso de cores claras, proporcionaram à decoração um toque peculiar na iluminação, com a presença de inúmeras luminárias e janelas maiores, facilitando a entrada e propagação da luz no ambiente.

O design escandinavo costuma trazer referencias de paisagens naturais, o piso pode ser trabalhado em madeira, de preferência em tons claros e os vasos com plantas são bem-vindos.

Os elementos presentes na decoração devem ser simples, os materiais usados remetem ao artesanal e natural, os tecidos como linho, lã e algodão são os mais presentes. Couro, metal ou elementos rústicos e industriais são indicados para trazer um toque a mais no projeto, as cores mais vibrantes devem ser concentradas nos detalhes, mantas e tapetes de pelos podem complementar a decoração.

Gostou do estilo de decoração escandinavo? Acompanhe as postagens semanais do blog e confira outras dicas como essa 😊

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 12h e 13h30 às 18h.
Sábados, domingos e feriados: atendimento nos plantões das 10h às 18h.