Blog

Diferenciais construtivos 15/10/2019

Redução de ruído com Silentium PVC da Amanco

Seja em uma estrutura recém construída ou antiga, barulhos e ruídos nas tubulações são situações incômodas que existem em todos os tipos de edificação. Isso ocorre devido a movimentação de fluídos, como por exemplo a água, que circulam dentro das tubulações, provocando variações de pressão e vibrações.

Essa vibração, que em um ambiente externo seria propagada pelo ar, em uma estrutura sólida é propagada pelos elementos construtivos na qual determinada tubulação foi fixada, podendo ser agravada tanto pelo desgaste, instalações incorretas e até mesmo pelo material utilizado, se tornando um incômodo maior ainda durante a noite, quando as atividades e o barulho corriqueiro da cidade diminui, aguçando nossa percepção a outros ruídos.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, muitos materiais fazem com que esses ruídos sejam reduzidos. Por isso, desde o projeto do edifício Terrasse Idée, a Terrasse buscou aprimorar os projetos hidráulicos utilizando a linha de tubulação Silentium PVC da Amanco, uma solução pensada para trazer maior conforto acústico para os futuros habitantes dos empreendimentos.

A Diretiva VDI* 4100 prevê que o nível de ruído para conforto acústico deve ser de 20dB (decibéis), já a norma alemã DIN 4109 estabelece o máximo de 30dB (decibéis), conforme é possível verificar no gráfico ilustrado abaixo, a linha Silentium PVC atende plenamente essas recomendações, apresentando os requisitos da norma NBR 5688:1999 de sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação.

Como as vibrações são provocadas pelos “golpes” dos fluídos contra o material da tubulação, essa linha de tubulações é instalada juntamente com abraçadeiras e amortecedores acústicos, diminuindo a “área de choque”, fazendo com que o ruído não seja transmitido de forma brusca para a estrutura, especialmente em tubulações verticais.

Além disso, a aplicação do PVC Mineralizado e o aumento da espessura do tubo, aumentam a densidade do material, conferindo maior poder de isolamento em comparação aos sistemas convencionais.

Acesse a área de “diferenciais construtivos” em nosso blog para conhecer outras tecnologias utilizadas nos empreendimentos Terrasse!

te: Manual Técnico Linha Amanco Silentium PVC

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 12h e 13h30 às 18h.
Sábados, domingos e feriados: atendimento nos plantões das 10h às 18h.