Cabral, um dos melhores bairros para morar em Curitiba

De acordo com o historiador Ermelino Leão, o bairro surgiu por volta do séc. XIX e o nome Cabral é uma homenagem à uma influente família que residia nessa região e doou o terreno onde hoje se encontra a Igreja do Cabral.

Sua localização privilegiada, sendo vizinho de bairros nobres, juntamente com a proximidade do centro da cidade e a presença de vias principais, faz com que esse local una um amplo comércio, edifícios de grande porte, ruas residenciais calmas e arborizadas e fácil deslocamento para demais áreas da cidade, uma junção de características que tornam o bairro único.

A partir da implantação da Estrutural Norte e dos eixos de transporte urbano, realizado nos anos 70, o bairro cresceu em infraestrutura e desde então apresenta um desenvolvimento constante, contanto com vias de acesso e um dos maiores terminais de ônibus da capital.

Um ponto de grande destaque do Cabral é o Graciosa Country Club, fundado nos anos 20, sua sede com aproximadamente 235 mil m² fica localizada na Avenida Munhoz da Rocha e as estruturas possuem características marcantes de origem alemã, sendo esse um ponto de referência de encontro da alta sociedade curitibana.

O bairro também se destaca pelas áreas verdes, ciclovias, jardinetes e praças, entre essas a Praça da Suíça, considerada um patrimônio da cidade, possuindo um enorme painel do artista curitibano Augusto Gemba Rando, além de várias referências à arquitetura suíça.

Na parte de educação o bairro apresenta como destaque o Colégio Nossa Senhora Menina, o campus do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, que conta também com um hospital veterinário, além do campus da Unespar (Faculdade de Artes do Paraná).

O Cabral também conta com estabelecimentos que ganharam destaque com o passar dos anos, prezando pelo cuidado no atendimento e qualidade em seus produtos, como a padaria Guarani (Rua Chichorro Júnior, 442), que em seus 54 anos de trajetória, já está na 4º geração da família de seus fundadores, ou a Requinte com seus 35 anos de existência, que inaugurou em 2004 uma unidade no Cabral (Rua Recife, 34).

Outros destaques do bairro são O Forninho Cabral, restaurante com ambiente casual com decoração rústica, especializado na culinária Brasileira que oferece buffet e entregas, o restaurante Karbonell que tem como destaque os pratos com frutos do mar, o Wikimaki especializado em comida japonesa, além de unidades de fast food como o Madero e o McDonald’s e também o hipermercado BIG.

Como já citado, o Cabral está em constante desenvolvimento, uma prova disso é a construção do Centro Judiciário, localizado onde antes estava situado o presidio desativado, próximo à Justiça Federal.

Devido à tantas características únicas desse bairro, a Terrasse escolheu locais estratégicos para construir seus imóveis no Cabral, como o Terrasse Vivace, localizado na Av. Anita Garibaldi, e o Terrasse Poésie, situado na Rua Abílio Peixoto, além do nosso pré-lançamento, o Terrasse Mouvement.

Gostaria de receber mais informações sobre os nossos empreendimentos localizados no Cabral? Entre em contato com nossa equipe de vendas pelos telefones na aba contatos, WhatsApp ou Chat Online!

Fontes:

https://www.bemparana.com.br/noticia/conheca-a-historia-do-nome-dos-bairros-de-curitiba#.YIlwrKFv-M8

https://www.fotografandocuritiba.com.br/2015/08/graciosa-country-club.html

https://www.bemparana.com.br/noticia/praca-da-suica-e-revitalizada-15432#.YInAbaFv-M8

https://www.omelhordobairro.com/curitiba-cabral/historia

http://padariaguarani.com.br/

https://www.fotografandocuritiba.com.br/

Apartamento Garden – Porque investir?

Os apartamentos Garden estão ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário, tornando-se uma excelente opção de investimento. Você já conhece esse tipo de moradia? Sua principal característica é a área externa particular, sendo perfeita para substituir o quintal, o que faz com que ele

Leia mais »

Apartamento com ar de casa

Durante a pandemia e o “pós” pandemia, as pessoas têm procurado moradias com mais espaço e mais integração com a natureza. Você mesmo deve conhecer alguém que tenha feito uma mudança como essa nos últimos anos. De fato, as tendências do mercado imobiliário  mudaram e

Leia mais »

A Biofilia chegou pra ficar!

A biofilia é um termo que surgiu por causa da desconexão entre a urbanização e a natureza. Com o significado amor às coisas vivas, esse termo tem se tornado uma tendência na arquitetura e no design de interiores. O movimento da biofilia tem como objetivo

Leia mais »