Dicas de decoração – Boiseries

Originarias do período do Rococó, as molduras aplicadas nas paredes conhecidas como boiseries marcaram as decorações na França entre o período dos séculos XVII e XVIII, quando os carpinteiros e artistas prezavam por adornar as paredes com requinte e pompa.

Com o passar do tempo essa técnica passou por várias mudanças para se adaptar à atualidade, fazendo com que o material usado deixasse de ser somente madeira e metais, para também ser feito de cimento, gesso, poliuretano, entre outros, que barateiam o custo do produto e mantêm o resultado final. Indica-se uma avaliação prévia do material escolhido em relação ao ambiente onde será colocado, para que não hajam problemas com a durabilidade da aplicação.  

Apesar de serem mais utilizados na sala e quartos, os Boiseries podem ser aplicados em qualquer ambiente. Antes de optar por esse tipo de decoração, avalie a altura do pé direito do ambiente, pois aplicações como essa podem causar um efeito visual de “achatamento” nas paredes, podendo causar a sensação de que o cômodo é mais baixo. Também é possível utilizar a técnica em apenas uma parede, deixando as demais livres ou preenchidas com outro tipo de objeto.

Na pintura, o mais aconselhado é utilizar a mesma cor da parede, evitando erros na combinação ou informação excessiva nas paredes. Porém, se a proposta for utilizar cores mais vibrantes, procure optar por uma decoração mais leve nos objetos do cômodo. Para maior durabilidade das molduras aposte em tintas acrílicas, o que auxilia para um acabamento mais resistente.

Os boiseries podem ser usados tanto em uma decoração clássica, quanto em uma decoração mais moderna, sempre levando em conta outros pontos como móveis e objetos. Para o estilo clássico, é possível aplicar arabescos e molduras com cantos mais arredondados, utilizando cores mais neutras.

Se forem utilizados em uma decoração mais moderna, as molduras precisam ter linhas retas e simples, tendendo para um estilo clean, e podem ser combinadas com quadros, pôsteres e luminárias, criando uma decoração diferenciada e original.

Gostou de conhecer mais sobre a técnica dos boiseries? Acesse a categoria “Arquitetura e Decoração” em nosso blog para conferir outras dicas e tendências.

Fontes:

decorfacil.com

vivadecora.com.br

br.pinterest.com

Sustentabilidade no design de interiores

Ao contrário do que muitos esperam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis, mas deve pensar em toda a cadeia produtiva. Observando desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte. As vantagens de

Leia mais »
FALE COM UM CORRETOR