Dicas de decoração: Como planejar sua sala comercial

Uma sala comercial é um ambiente destinado ao trabalho onde pessoas irão discutir ideias, promover reuniões, realizar projetos, entre inúmeras outras tarefas, portanto, a decoração desse local precisa ser pensada de forma funcional e agradável.

O primeiro passo é pensar em um estilo condizente com sua área de atuação, quer um ar mais descontraído? Ou algo mais sério? É preciso pensar no cenário que você pretende criar para os seus funcionários e clientes.

Se seu negócio possui um estilo versátil, mais descontraído e criativo, aposte em estofados e cadeiras estampadas, tapetes coloridos, luminárias e mesas diferenciadas. Para empresas mais tradicionais, decorações mais clássicas com elementos e cores sóbrias são uma ótima pedida, móveis de madeira e detalhes com misturas de preto e branco vão cair muito bem, mas é preciso prestar atenção para não deixar o ambiente monótono. Se um estilo descontraído, com uma pegada jovem e inovadora se encaixa melhor no seu estilo de negócio, aposte em mistura de cores, estampas e elementos modernos, podendo até investir em objetos e decorações sustentáveis.

Definido o estilo a ser seguido, o tamanho do local também precisa ser avaliado. Caso você tenha uma sala pequena, é preciso focar antes de mais nada na funcionalidade e conforto em um espaço reduzido, portanto, utilize decorações de deem amplitude ao ambiente e móveis mais claros, investir em mesas desmontáveis ou móveis com mais de uma funcionalidade pode ser uma ótima saída. Já em uma sala mais ampla, é possível usar divisórias para os ambientes, podendo destinar locais específicos para receber clientes e/ou reuniões, e locais para os funcionários trabalharem.

Como em qualquer ambiente corporativo, a organização é um ponto a se priorizar, dessa forma, pensar em locais como arquivos, armários ou gaveteiros para guardar documentos e a papelada em geral não pode passar despercebido. Prateleiras e nichos podem ser muito funcionais para dispor adereços e ferramentas de trabalho.

Na decoração, menos é mais. Objetos decorativos sobre os balcões e mesas podem ser uma ótima opção para trazer um charme a mais no ambiente, desde que usados na medida certa. Quadros podem ser uma ótima opção em espaços menores, já que não ocupam espaço em superfícies ou no chão.

Plantas em vasos ou uma floreira podem trazer uma sensação de leveza e sofisticação, além de melhorar o ar em ambientes fechados, mas é preciso prestar atenção nas espécies que melhor se adaptam a esses ambientes (confira nosso texto sobre https://bit.ly/3fO7GQT ), mas caso o intuito seja apenas decoração, optar por plantas preservadas ou artificiais pode ser a melhor solução.

O conforto também não pode ser deixado de lado, afinal, você provavelmente vai passar a maior parte do seu dia no trabalho. Então além de manter o ambiente organizado e sem uma decoração “pesada”, priorize cadeiras, sofás e poltronas ergonômicas, e proporcione espaços adequados para que todos possam exercer suas funções sem empecilhos.

Acesse a categoria de “Arquitetura e decoração” em nosso blog e confira mais dicas como essa.

Fontes:

br.pinterest.com

vivadecora.com.br

westwing.com.br

Sustentabilidade no design de interiores

Ao contrário do que muitos esperam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis, mas deve pensar em toda a cadeia produtiva. Observando desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte. As vantagens de

Leia mais »
FALE COM UM CORRETOR