Dicas de decoração – Estilo Romântico

A decoração romântica é caracterizada por compor ambientes elegantes, projetados para serem confortáveis, acolhedores e serenos. Apesar da aparência delicada, não é necessariamente um estilo de decoração ligado ao feminino, basta adicionar elementos de acordo com o seu gosto pessoal para tornar o espaço funcional, podendo inclusive criar uma decoração com um ar mais descontraído.

As cores mais utilizadas nesse estilo possuem tons suaves, neutros e pastéis, criando a possibilidade de adicionar cores mais fortes como amarelo, vermelho, verde e lilás, em pontos estratégicos, sem perder o “romantismo”.

As texturas e estampas com inspiração vitoriana, podem ser colocadas desde os móveis, até cortinas, lençóis ou papéis de parede, desde que bem planejados, para que não exista uma confusão ou poluição visual.

Na escolha dos móveis, a tendência é dar preferencia para peças mais trabalhadas, com traços curvos e arredondados, com cores neutras ou tons pastéis, porém o material também pode variar entre ferro, madeiras claras ou escuras. Móveis antigos podem dar um toque a mais, poltronas são muito bem-vindas e os bancos que ficam aos pés da cama são uma característica marcante do “romântico”, os tapetes não são peças chave para essa decoração, porém se optar por usá-los, escolha peças discretas, mas que contribuam para o aconchego do ambiente.

Outro ponto a ser levado em consideração é a iluminação, o estilo romântico procura aproveitar a luz natural, portanto, as cortinas devem ter tecidos leves e transparentes, para que a luz seja filtrada na medida certa. Quanto aos acessórios utilizados, podem conter cores como dourado, prata, bronze e metais em geral, ou até mesmo podem ser de materiais como vidro ou cristal.

Para adicionar esse estilo à sala de jantar, aposte em um lustre de cristais e estrutura de ferro. Os utensílios presentes na mesa também podem ter um toque romântico, com pratos e outras louças com estampas delicadas ou florais. Para os quartos, papeis de parede, molduras clássicas, almofadas confortáveis e texturas diferentes com cetim, seda, veludo, rendas, laços ou tricô, vão compor a decoração. Na sala de estar, sofás, poltronas e puffs com tecidos macios como algodão são ótimas escolhas, além dos papéis de parede estampados com flores, listras, poás ou pássaros.

Gostou do estilo de decoração romântica? Acompanhe as postagens semanais do blog e confira outras dicas como essa ?

Fonte: VivaDecora

Sustentabilidade no design de interiores

Ao contrário do que muitos esperam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis, mas deve pensar em toda a cadeia produtiva. Observando desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte. As vantagens de

Leia mais »
FALE COM UM CORRETOR