Escritura e registro de imóvel, qual a diferença?

O processo de compra de imóvel envolve diversas burocracias e papeladas que devem ser bem estudadas pelos compradores para que não falte nada no processo. Depois que a escolha é feita e os termos são acordados, uma das grandes dúvidas que surge é a diferença entre a escritura e o registro do imóvel.

O maior equívoco é pensar que assinar a escritura do imóvel significa que a transferência já foi oficializada. Na verdade, a lei brasileira define que o imóvel só foi transferido depois que é feito o registro no cartório de imóveis.

Portanto, a escritura é um documento oficial que concretiza o acordo feito, sendo o primeiro passo após a assinatura do contrato. Se a compra for à vista, é preciso que a escritura seja confeccionada em um tabelionato de notas. Porém, se o comprador for beneficiado por um financiamento, o contrato emitido pelo banco é o substituto da escritura.

Já o registro do imóvel é feito depois que a escritura é assinada e enviada para o cartório de registro de imóveis. Cada imóvel pertence a um cartório específico, que vai registrar a transferência na matrícula do imóvel. O registro é imprescindível para compras à vista, parceladas ou financiadas.

Agora você já sabe que o registro da escritura no cartório correto é o que concede a transferência definitiva do imóvel ao novo proprietário. Sem o registro, você terá apenas a posse do imóvel, mas ele não estará oficialmente no seu nome.

Está procurando um novo imóvel para chamar de seu? A Terrasse te ajuda! Conheça os nossos lançamentos localizados nas melhores regiões de Curitiba e visite os nossos plantões de venda para tirar as suas dúvidas sobre todo o processo de compra.

Apartamento Garden – Porque investir?

Os apartamentos Garden estão ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário, tornando-se uma excelente opção de investimento. Você já conhece esse tipo de moradia? Sua principal característica é a área externa particular, sendo perfeita para substituir o quintal, o que faz com que ele

Leia mais »

Apartamento com ar de casa

Durante a pandemia e o “pós” pandemia, as pessoas têm procurado moradias com mais espaço e mais integração com a natureza. Você mesmo deve conhecer alguém que tenha feito uma mudança como essa nos últimos anos. De fato, as tendências do mercado imobiliário  mudaram e

Leia mais »

A Biofilia chegou pra ficar!

A biofilia é um termo que surgiu por causa da desconexão entre a urbanização e a natureza. Com o significado amor às coisas vivas, esse termo tem se tornado uma tendência na arquitetura e no design de interiores. O movimento da biofilia tem como objetivo

Leia mais »