Granito ou mármore, qual escolher?

Mármore e granito estão entre as pedras mais utilizadas como revestimento. É comum, no entanto, que as duas sejam confundidas, e isso, além de uma diferença na aparência, pode fazer com que não se explorem as características de cada pedra de acordo com o seu uso.

Para te auxiliar com essas dúvidas, preparamos algumas dicas com a ajuda da Fernanda Kfouri gerente de Marketing do nosso parceiro Gramarcal.

 

Qual a diferença entre mármore e granito?

O mármore é uma rocha vinda do calcário, que após passar por várias transformações, a partir de pressão e altas temperaturas, se transforma nessa valiosa pedra, sendo classificada como uma rocha metamórfica. É encontrado principalmente em áreas com atividades vulcânicas e que possuem matriz calcária.

O mármore é aplicado em ambientes com traços mais clássicos e minimalistas, uma vez que garante características mais sofisticadas, com uma marca discreta e, ao mesmo tempo, notável. É aplicada em pisos, bancadas, revestimentos etc.
O granito, por sua vez, é uma rocha ígnea ou magmática encontrada nas placas continentais. É um material versátil e resistente que oferece grande variedade de cores. Sua aplicação é feita em bancadas, cubas, pisos para ambientes com alto fluxo de pessoas, detalhes e superfícies amplas. Traz outras vantagens, como preço mais acessível, facilidade na limpeza e manutenção, sendo ideal para qualquer ambiente interno ou externo.

 

Qual a indicação de uso para cada um deles?

O mármore é utilizado especialmente em áreas internas, como pisos de salas, halls e quartos, em bancadas e revestimentos, inclusive criando efeitos nas paredes, e em banheiros e áreas sociais por sua presença marcante.

O mármore deve ser evitado nas seguintes situações:

– Bancadas de pias de cozinhas e de churrasqueiras, pois pode ser manchado facilmente por elementos como gorduras, limão, vinagre etc. Além disso, o contato com panelas quentes também pode rachar a pedra.

– Pisos de alto tráfego, pois se trata de uma pedra mais porosa, que exige limpeza constante para retirada de resíduos, além de aplicações de cera periódicas.

– Áreas externas, muito expostas aos raios do sol que modificam as tonalidades da pedra, ou locais que a expõe aos produtos ácidos e alcalinos, pois eles retiram o acabamento polido do mármore.

O Mármore Paraná, por sua vez, apresenta uma maior resistência à riscos e manchas. Esse mármore recebe a classificação de dolomítico pois possui uma formação geológica específica feita através de alta temperatura e pressão que o deixa mais rico e faz com que ele apresente uma resistência maior de superfície, tornando-se ideal para áreas externas e internas.

Já o granito possui maior resistência e dureza, portanto ele pode ser usado tanto em ambientes internos como externos.

 

Como esses produtos podem valorizar a decoração?

 

Os mármores e os granitos são materiais atemporais que ganham cada vez mais destaque na arquitetura e na decoração. A aplicação em lugares estratégicos pode dar um toque de personalidade, exclusividade e estilo ao ambiente, transformando-o completamente.  Devido a sua grande versatilidade, elas podem ser encontradas em esculturas, espaços públicos e residências; usadas como revestimento, como objetos decorativos, em bancadas, mesas, no banheiro e muitos outros lugares.

A Gramarcal presente no mercado há mais de 35 anos, tornou-se a maior distribuidora de mármores e granitos do Sul do Brasil. Assim como a Terrasse, a empresa busca atender às expectativas dos clientes comercializando materiais que são desenvolvidos por meio de um rígido processo que proporciona o mais alto padrão de qualidade aos produtos.

O apartamento decorado do Terrasse Vincennes traz produtos Gramarcal, buscando sempre novas tendências em soluções para superfícies. Para conhecer mais sobre os produtos Gramarcal, acesse @gramarcal

Lustre, luminária ou pendente? O que usar na decoração?

Ganhando cada vez mais espaço no mercado, essas peças passaram a ser vendidas em diferentes formatos, estruturas e cores, agradando diversos públicos. São tantos os modelos disponíveis que muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais tipos escolher para compor a iluminação. Pensando nisso, preparamos algumas

Leia mais »

Dicas de apps para inspirar na decoração

A tecnologia está presente em todos os momentos do nosso dia a dia, inclusive auxiliando e dando forma a projetos de ambientes e decorações. Por isso, selecionamos alguns aplicativos que podem ajudar quem deseja reformar, redecorar ou até mesmo criar diferentes projetos de design de

Leia mais »

Deixe a cor entrar!

Melhorar a iluminação, trazer mais verde para dentro, mudar os móveis de lugar… essas são algumas práticas que podemos adotar quando queremos renovar os ambientes. Pintar paredes pode ser uma solução rápida e econômica para dar uma cara nova a qualquer ambiente. Você pode escolher

Leia mais »