O que é paisagismo? Entenda como funciona o projeto

O paisagismo, em sua essência, é a arte de compor elementos em um espaço livre, fazendo com que o local possua harmonia entre estética e funcionalidade e assim, criando um ambiente prazeroso para seus ocupantes.

Estando ligado diretamente às áreas da arquitetura e urbanismo, esse tipo de projeto vem se tornando um grande diferencial em diversos tipos de locais, desde espaços públicos até ambiente internos e externos de residências.

A elaboração desse projeto vai muito além de distribuir vasos e plantas pelo local, portanto, o mais indicado é procurar um profissional para realizar toda a parte de projeto, mas separamos algumas dicas para te ajudar a entender melhor como esse processo funciona.

1 – Avalie as necessidades

É importante entender que o projeto vai muito além da parte de jardinagem e procura abranger as necessidades de uso do local, por isso, sempre deixe claro para que se destina o espaço, quem vai utiliza-lo, quais as referencias e estilos que mais te agradam e também o quanto se pretende gastar para construir esse espaço.

2 – Elementos do local

Dependendo do ambiente a ser planejado, os elementos naturais como o solo, frequência de chuvas, incidência de luz e o clima, precisam ser avaliados com cuidado.

Outros pontos que podem influenciar, como a presença de muros, paredes e detalhes na edificação, também precisam ser levados em conta e até incorporados no planejamento.

3 – Criação do projeto

Após reunir essas informações, os acessos e caminhos devem ser planejados, assim é possível criar uma coexistência entre os frequentadores do local e os componentes do jardim. É também nessa etapa que são definidos os objetos e materiais que irão compor o projeto, por isso, é importante ficar atento ao projeto e alinha-lo juntamente com o arquiteto.

4 – Escolha dos materiais

Como explicado, é na etapa de criação do projeto que os objetos, materiais e revestimentos serão escolhidos, alguns pontos que devem ser avaliados são a iluminação, a escolha de revestimentos dos pisos e paredes, as plantas, que precisam ser cuidadosamente selecionadas de acordo com as condições do ambiente, além dos móveis e objetos.

Gostou de receber essas dicas? Acompanhe nosso blog para receber mais conteúdo como esse.

Fontes:

https://bit.ly/3qZ5T1J

https://bit.ly/3dZhz11

https://bit.ly/3ko5tiO

https://br.freepik.com/

https://pixabay.com/pt/

Sustentabilidade no design de interiores

Ao contrário do que muitos esperam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis, mas deve pensar em toda a cadeia produtiva. Observando desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte. As vantagens de

Leia mais »
FALE COM UM CORRETOR