Blog

Notícias 29/03/2021

O que torna Curitiba uma capital tão especial?

Conhecida atualmente como “Capital Ecológica do Brasil”, a cidade de Curitiba é famosa pelas ruas verdes e cuidado com a limpeza de áreas públicas, também é a capital mais fria do país e sem dúvidas a que possui o clima mais instável, se você pretende fazer um passeio que vai durar o dia todo, precisa estar preparado para possivelmente usar roupas frescas e logo depois estar de galochas e guarda-chuva.

Na data de 29 de Março do ano de 1693 foi oficialmente fundada a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pelos bandeirantes que aqui se estabeleceram, esse local mais tarde passaria a se chamar Curitiba, nome que se originou do guarani “Kuri’yty” (corruptela de “Kuri’yndy”), que significa “pinheiral”.

Desde sua fundação, a cidade coleciona títulos e é conhecida Brasil afora por diversos motivos diferentes e para comemorar seus 328 anos de história, separamos alguns pontos que contribuem para tornar Curitiba tão especial.

Passar um tempo especial nos parques e bosques da cidade

A cidade possui cerca de 26% de sua área total composta por áreas verdes, com destaque para os parques e bosques, que hoje somam cerca de 35 localidades. O primeiro parque de Curitiba foi o Passeio Público, local que recentemente passou por reformas e está aberto ao público todos os dias da semana. Entre os demais, estão o Jardim Botânico, com espaço para piqueniques e a famosa cúpula de vidro, além dos jardins que se estendem por todo o local, o Parque Barigui, onde é possível observar as capivaras (famosas por toda a capital) as margens do lago, praticar exercícios e passar o tempo, o Parque São Lourenço, que oferece espaço para caminhadas em meio a uma bela mata, e o Parque Tanguá, onde é possível vislumbrar um lindo pôr-do-sol.

Conhecer nossas origens e homenagear nossos antepassados

Alguns locais carregam também homenagens aos povos que se fixaram aqui e ajudaram a construir a história do local. O Centro Histórico de Curitiba é um excelente local para começar a conhecer a cidade, nele é possível conferir a arquitetura preservada das construções que foram se modificando conforme nossa história foi sendo escrita. O Parque Tingui, espaço destinado a lembrança dos índios Tinguis, também possuí o Memorial Ucraniano, homenageando esses dois povos. O Bosque Papa João Paulo II, é um registro da visita do Papa à cidade e um memorial ao povo polonês. No Bosque do Alemão, além do mirante e da trilha, é possível visitar um pórtico chamado Casa de Milla, que reproduz a influência da arquitetura alemã.

Preservar memórias, aprender com a história e contemplar a arte

A capital do Paraná abriga também inúmeros museus, entre eles o Museu do Expedicionário que preserva as memórias da participação do Brasil na segunda guerra mundial, no Museu da Vida que é gerenciado pela pastoral da criança, você pode conhecer a história e importância da instituição. O Museu do Holocausto localizado na cidade foi o primeiro a ser construído afim de abordar os ocorridos da Segunda Guerra Mundial.

Um dos mais visitados e sem dúvida dos mais famosos do estado é o Museu Egípcio, que possui não somente vários artefatos dessa cultura como uma múmia real juntamente com seu sarcófago. Outros como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Imagem e do Som, entre muitos outros, formam o acervo de Curitiba, e claro que um dos principais cartões postais da cidade não poderia ficar de fora, o Museu Oscar Niemeyer (ou popularmente conhecido como Museu do Olho), é um espaço dedicado inteiramente à arte e a cultura, que oferece exposições permanentes e sazonais, oficinas, cursos, entre mutas outras programações.

Juntar todo mundo e ir às compras

Além dos pontos turísticos, a capital oferece cerca de quinze shoppings, uma boa opção para fazer compras, encontrar restaurantes, ir ao cinema e até se refugiar do tempo instável, uma vez que os principais pontos da cidade são a céu aberto. Entre os mais “requintados” estão o Park Shopping Barigüi e o Pátio Batel, que são destaque pela decoração elegante e a presença de lojas de renome internacional. Entre as opções mais populares, o Shopping Estação e o Shopping Muller estão ambos localizados no centro da cidade, sendo o primeiro, construído a partir de uma antiga estação de trem, preservando alguns pontos da localidade até hoje, e o segundo, a partir de um prédio de uma antiga metalúrgica, mantendo na fachada características originais de sua arquitetura.

Não faltam locais para compras em Curitiba, além dos shoppings, a Rua XV no centro da cidade, oferece inúmeros restaurantes, cafés e uma infinidade de lojas com os mais diversos produtos. O Mercado Municipal é um dos lugares mais famosos da cidade para se adquirir grãos, temperos, frutas, experimentar a gastronomia local em um de seus inúmeros restaurantes e adquirir produtos ou lembrancinhas.

Nossa evolução caminha de mãos dadas

Sendo uma empresa 100% curitibana, a Terrasse comemora nesse ano de 2021, 30 anos de atuação com mais de 60 empreendimentos entregues e assim como a “cidade sorriso”, está construindo sua história que base nas lições do passado, mas sempre olhando para o futuro. Entendendo o quão especial é essa cidade e as pessoas que a compõe, nossa equipe trabalha constantemente para que nossos produtos e serviços evoluam com o passar do tempo, pois, assim como o povo curitibano, queremos continuar fazendo dessa cidade um local mais do que especial para se viver.

Curitiba, parabéns pelos seus 328 anos!

Fontes:

https://bit.ly/3tYxnWa

https://bit.ly/3ff1bK5

https://bit.ly/2PvDYJ2

https://bit.ly/3da7hJ1

(41) 3254-4567
Horário de funcionamento
Sede - Atendimento de Seg a Sex das 08h às 12h e 13h30 às 18h
Plantões de vendas - Atendimento todos os dias das 10h às 18h