Ao contrário do que muitos esperam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis, mas deve pensar em toda a cadeia produtiva. Observando desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte.
As vantagens de apostar na sustentabilidade são muitas, envolvem diferentes aspectos nos projetos e contemplam não apenas a dimensão ambiental, mas também a social e econômica.
Veja as dicas que preparamos:
– Eficiência energética
Um projeto de design de interiores sustentável deve buscar soluções para favorecer a entrada de luz natural. Isso pode ser feito com o uso de janelas maiores, painéis de vidro e soluções para reduzir o uso de luz artificial.
Os projetos luminotécnicos podem incluir lâmpadas mais econômicas, como as de LED, ou ainda tecnologia para detecção de presença e funcionamento automático.
– Mobília sustentável
Há diversas opções, como empresas que restauram peças antigas, produzem novas a partir de resíduos de outros materiais ou fazem reciclagem com design modulares para um reaproveitamento facilitado.
Avaliar as possibilidades de reutilização de itens que já tem em casa é mais um caminho adequado.
– Qualidade dos materiais
Opte sempre pelas opções mais sustentáveis possíveis. Tintas, vernizes e outros elementos sem compostos perigosos na sua composição, por exemplo.
Isso auxilia na saúde, no meio ambiente e impulsiona os fabricantes a buscar soluções mais adequadas de produção.
– Respeite o contexto
Tudo deve convergir para uma integração o mais harmoniosa possível entre os elementos que compõem o ambiente, como plantas, luz etc.
É preciso encontrar os espaços certos para aproveitar ou integrar com o interior.
Uma varanda com sombra de árvores pode ser transformada em um bom espaço para se desconectar da rotina, por exemplo.
Depois de ver essas recomendações, fica mais fácil planejar a próxima decoração, não é mesmo? Ajude seus amigos e compartilhe essas dicas!